A notícia:

GPS controlou armas espertas são usados extensamente contra acampamentos de terrorista e alvos de Taliban em Afegânico. Custa 15,000USD um pedaço, muito que 1 Tomahawk mais barato de millionUSD e mais preciso que armas usadas em guerra de Golfo. Em 1990, GPS estava em seua etapa prévia de instalação e nao usado para guiar armas.

Por nota de favor que a parte de notícia é tranlated por um computador.

Copyright 1997, 2000.

This Portuguese edition is contributed by Tiago Duarte piccard_captain@hotmail.com

Tudo Sobre GPS: O guia Sherlock Holmes sobre o Sistema de Posicionamento Global.

Capitulo 1, Holmes vs. GPS

Os personagens: Vickie, a refém

Uma gangue de seqüestradores

Sherlock Holmes III, o super detetive

Big Ben, o relógio da torre e

Um receptor de radio.

O lugar: Inglaterra

Na cidade de Londres há um famoso marco, o relógio de torre Big Ben; veja a figura 1-1. Vamos assumir que o relógio toca todas as horas cheias; ele toca 12 vezes às 12 horas, por exemplo, e o intervalo entre os toques é quatro segundos.

 

Já que o som dos sinos consegue alcançar somente uma distancia muito limitada, existe também na Inglaterra uma estação de rádio que transmite os toques na hora exata que o Big Ben esta batendo 12 horas, todo dia. Isto significa que pessoas por toda a Inglaterra podem ouvir a linda e alegre melodia dos sinos, através de seus aparelhos de rádio.

[Figura 1-1 O relógio de torre mais famoso do mundo, popularmente conhecido como Big Ben. Ele foi instalado em 1859]

Você deve saber mais uma coisa: o som viaja a uma velocidade de 1000 pés (320 metros) por segundo no ar, enquanto ondas de radio viajam à, muito mais rápida, velocidade da luz: 186.000 milhas (300.000 quilômetros) por segundo. É por isso que você sempre vê o raio antes de ouvir o trovão. Ondas de radio e luz visível, ambas viajam à mesma velocidade. Já que a velocidade da luz é tão mais rápida que a velocidade do som, você pode ignorar o tempo que leva para uma onda de radio viajar quando você esta comparando-a com o tempo que demora para o som viajar a mesma distancia.

Agora, a historia é mais ou menos assim:

Uma noite, uma gangue armada raptou Vickie, uma linda jovem donzela de uma família muito rica e famosa. Após venda-la, eles dirigiram por um longo tempo e finalmente chegaram no esconderijo secreto num prédio velho. Vickie sabia que o prédio não era novo, devido ao piso de madeira e escadas parecerem muito velhos, e fazerem rangidos quando ela andava. Enquanto era forcada pelas escadas, ela contou 10 andares antes de ser empurrada para uma sala. Atras dela, ela ouviu eles fecharem a porta e trancarem o cadeado.

Os criminosos deixaram Vickie vendada, e eles ligaram um radio na sala; obviamente, eles não queriam que ela descobrisse como eles se pareciam e nem mesmo o som de suas vozes parecia. A jovem refém se espremeu contra um canto da sala e sentou, sentido-se com medo e em perigo. Os seqüestradores estavam vigiando. Tudo que ela podia fazer era tentar relaxar e ouvir ao radio. Eventualmente, chegou a meia-noite, por que a programação diurna da radio acabou e começaram a transmitir os toques do Big Ben... 1,2,34,5,6....10,11,12,13. Treze? “Ah, não,” Vickie pensou. “Eu devo estar terrivelmente assustada, porque eu obviamente contei errado. Como pode qualquer sino tocar 13 vezes?” Ela tentou se acalmar. Mas ela estava muito cansada e faminta; que bom seria jantar e ir dormir na sua cama! Ela sabia que sua família pagaria qualquer resgate os seqüestradores pedissem, e que logo ela seria libertada.

Seus captores devem ter notado que ela estava à beira do colapso, porque eles lhe deram um lanche. Depois de comer, apesar do medo e cansaço, ela dormiu.

Ela foi acordada repentinamente, não sabendo quanto tempo havia dormido. Os seqüestradores pediram que ela fizesse uma gravação, dizendo que estava bem, mas com medo, e para apelar à sua família para que pagassem o resgate. Ela fez como lhe foi pedido, falando ao microfone com uma voz tremula: “Pai, Mãe, aqui é a Vickie. Alguém me raptou e eles querem um milhão de libras como resgate. Eles me trataram bem ate agora. Eles estão me mantendo em um prédio muito antigo, tão antigo que o chão e escadas fazem um barulho horrível quando eu ando. Estou assustada, pai! Eles me deram alguma coisa para comer, mas também ameaçaram me matar se vocês não fizerem exatamente o que eles querem ou se vocês contatarem a policia. Eles querem o dinheiro em notas pequenas, e eles querem entregue onde eles mandarem.

“Ontem a noite eu estava tão amedrontada e cansada de subir os 10 andares que quando eu ouvi 13 toques de meia-noite no radio. Eu estou com tanto medo—por favor, façam o que eles pedem! Eu quero ir pra casa!”

Os seqüestradores verificaram a fita e acharam tudo o.k. Eles devem ter feito um ótimo trabalho assustando a pobre menina, porque ela claramente estava tão assustada que não podia nem contar. Treze batidas! Ela deve ter pensado que ia morrer.

A gravação em fita foi entregue ao pais ansiosos, junto com instruções para entregar o dinheiro do resgate. Os safados criminosos não fizeram nenhuma ligação telefônica, então não havia nenhuma maneira de rastrea-los através do telefone.

[Figura 1-2 O esconderijo devia ser em um prédio velho, com pelo menos 10 andares de altura, em algum lugar da Inglaterra]

Aqui vem Sherlock Holmes!

Sherlock Holmes III, um neto do detetive original de mesmo nome, por acaso era um bom amigo dos pais de Vickie. Então foi para ele que a família se voltou em busca de ajuda”

Após considerar o caso, o jovem Holmes sugeriu que os pais juntassem o dinheiro para o resgate, e fizessem como os seqüestradores pediram. Enquanto eles faziam isto, ele tentou detectar pistas na mensagem gravada. Ele assumiu que a garota estava de fato em um prédio velho de pelo menos 10 andares, como ela havia dito. Mas há dezenas de milhares de prédios com esta descrição na Inglaterra, e não há maneira de vasculhar todos, nem mesmo mobilizando toda a policia do pais.

Após rever a gravação mais uma vez, entretanto, Holmes sabia exatamente o que fazer.

Quando o dinheiro do resgate estava sendo entregue na noite seguinte, como instruído pelos seqüestradores, os membros da gangue se dividiram em dois grupos. Um dos grupos foi buscar o dinheiro, enquanto o outro ficou atras para vigiar a refém. Enquanto os guardas patrulhavam, Holmes e seus ajudantes entraram na sala onde Vickie estava sendo mantida, resgatando-a e prendendo os seqüestradores num instante.

Todos estavam curiosos com os aparentemente super humanos poderes de dedução de Holmes: os agradecidos pais, a aliviada refém, a policia, imprensa, ate os seqüestradores. Como poderia ele saber a exata localização do esconderijo? Holmes pediu que todos que quisessem saber, incluindo os algemados seqüestradores, que ficassem no cativeiro ate a meia-noite. Quando a hora se aproximou, ele ligou o radio e sintonizou na emissora que transmite os toques de meia noite do Big Ben. Eles contaram as batidas, quase segurando a respiração: 1,2,3,4,5,6...10,11,12,13! Todos contaram 13 batidas! Como podia? Sem fôlego, todos olharam para Holmes por uma resposta.

Agora, vamos dar uma pausa e pensar um momento sobre o que aconteceu. Por favor, fique sintonizado—isto não é um comercial!

O principio pelo qual o GPS opera é realmente fascinante, assim como esta pequena historia de detetive. E é tão simples que qualquer um pode entender. O conceito mais básico da tecnologia GPS é a determinação da distancia de um satélite até o receptor via códigos sincronizados de alcance. O que nós vamos fazer é explicar o principio dos “truques” do GPS usando a historia do Sherlock Holmes III, e ilustrando as similaridades e diferenças entre o conto do Holmes e a historia do GPS.

Foi assim que o Holmes descobriu:

“O prédio do esconderijo fica a 4000 pés do Big Ben, perto o bastante para ouvir o seu sino,” ele explicou. “Num circulo com raio de 4.000 pés desenhado com o Big Ben no centro, só há três prédios velhos e com pelo menos 10 andares de altura, que servem na descrição de Vickie. A policia foi capaz de verificar cuidadosamente estes três prédios, e não demorou muito para descobrir qual eles procuravam.”

Continua......

[Fig. 1-3 Raio r=4.000 pés, a distancia do Big Ben ate o refém. O som demora quatro segundos para viajar esta distancia.]

[Fig. 1-4 O periodo de atraso -- e a partir dele a distancia – é determinado observando os padroes dos toques ouvidos de ambos o Big Bem (a fonte) e o receptor de radio (o destino).]

[Fig. 1-6 Determinando a posição usando um sistema com 3 Big Bens]

[Fig. 1-7 Maneiras diferentes de distinguir um Big Ben do outro:

1. Diferença na duração do toque

2. Diferença nos intervalos entre os toques. O dois primeiros são maneiras de diferencias o padrão do código, como no GPS.

3. Diferença na escala de cada Big Ben (como o GLONASS)]

[Fig. 1-9 O atraso de tempo é determinado observando o padrão dos códigos de alcance de ambos o satélite (fonte) e o receptor (destino). Compare com a Fig. 1-4]

Mais informação com o Libro! Este livro esta disponível na [Amazon logo], procure pela palavra ‘gps’, ou pergunte através do info@wowinfo.com.

wowinfo.com é associada com a amazon.com